NOSSA LOJA


Em 1898 a Paraíba era governada pelo Presidente Antônio Alfredo da Gama e Melo, tendo como Vice-Presidente, Joaquim Fernandes de Carvalho e José Peregrino de Araújo.

O Monsenhor Walfredo Leal era Presidente da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba e José Limeira Dinoá era Prefeito da Capital.

Estávamos vivendo os nossos primeiros anos de vida republicana e foi nesse ano que surgiu a LOJA MAÇÔNICA REGENERAÇÃO DO NORTE.

ATA DE FUNDAÇÃO

No LIVRO DE OURO de nossa Augusta e Respeitável Loja está a ata original da fundação, lavrada nos seguintes termos:

"À GLÓRIA DO GRANDE ARCHITECTO DO UNIVERSO
Acta da 1ª Sessão Preparatória da LOJA MAÇÔNICA REGENERAÇÃO DO NORTE, no Oriente da Parahyba do Norte, no Valle da Rua Direita, nº 107, aos 16 dias do mez de Outubro de 1898 (E.'.V.'.).
Ven.'. Antônio Francisco de Aragão Sobrinho, gr.'.18.
Presentes 17 IIr.'. constantes do respectivo Livro de Presença e devidamente coberto o Templo, o Ir.'. Venerável expoz que havendo absoluta necessidade da fundação de uma Off.'. Maç.'. n'este Or.'. tinha convocado aquella Assembléia de Maçons com o fim de todos comumente e cada um de per sí cooperarem no intuito de ficar bem patente de que na Parahyba do Norte, como em qualquer parte do Universo existem obreiros cujo esmerado amor maçônico jamais se tinha arrefecido e que em vista d'isto contava com o auxilio não só dos presentes como d'aquelles que ausentes quisessem esse amor para tão útil e Benemérita Instituição - a Maçonaria - que n'este Estado único quiçá da União Brasileira não tinha uma Off.'. em que pudessem os seus operarios esquer Templos à virtude e cavar masmorras ao vicio, pelo que propunha fosse já a eleição das luzes que transitoriamente deviam constituir o quadro da nossa Off.'. e approvada simbolicamente a idéia do nosso Ir.'. Aragão Sobrinho, foi eleito o seguinte quadro:

Ven.'. Antônio Francisco de Aragão Sobrinho, gr.'. 18
Vig.'. 1º Floripes Augusto Clementino Rosa, gr.'. 30
Vig.'. 2º Francisco Ramos, Ap.'.
Orad.'. João Nabuco, gr.'. 3
Secret.'. Antonio Lambert dos Santos, gr.'. 18
Thes.'. João José de Almeida Lima, gr.'. 3
Cobr.'. Odorico Augusto Martins, gr.'. 3
esp.'. 1º Luiz Vernet, gr.'. 30
M.'. de Cer.'. Bento Valle, gr.'. 18
Hosp.'. Benjamim C. de Lins Albuquerque, gr.'. 18
1º Diac.'. Antônio Justino P. da Silva, gr.'. 30
2º Diac.'. Antonio J. Monteiro, gr.'. 18
Chanc.'. Amaro Gomes Tomaz, gr.'. 18

Empossados os IIr.'. presentes nos cargos para que tinham sido eleitos, o Ir.'. Ven.'. submetteu a juizo da Off.'. se deveriamos erguer as collumnas do Aug.'. Templo n'este Or.'. ou fundarmos outro Templo ou Loja. Sobre a proposta externou-se o Ir.'. Lambert, opinando pela fundação de novo Templo ou Loja para evitar assim o vício de origem e reclamação de dividas antigas e consequente desgaste pelo que o Ir.'. Ven.'. poz em votação ficando delibersado a fundação de nova Off.'. com a denominação de Regeneração do Norte sob os auspicios do Gr.'. or.'. do Rio de Janeiro no Valle do Lavradio nº 81.
Não podendo o Ir.'. Francisco Ramos empossar-se no cargo para que foi eleito, por ser maç.'. irregular, isto é, não ter ainda sido reconhecido em Loja alguma, foi mandado ao dito Ir.'. cobrir o Templo e ulterior eleição de novo Ir.'. Nada mais havendo a tratar o Ir.'. Ven.'. convocou nova reunião dos obreiros do Bem no Valle da Rua Nova nº 2 sendo a sessão encerrada aos golpes de malhete.
Assignados:

Ir.'. Ant.'. Franc.'. d'Aragão Sobr.'. 18
1º Vig.'. Floripes Aug.'. C. Rosas.'.30
2º Vig.'. Antônio dos Santos.'.30
Secret.'. Antonio Lambert dos Santos.'.18
Ir.'. João Nabuco.'.3."

Eai aí, portanto, a primeira Diretoria de nossa Loja, constituída de seus beneméritos fundadores.

*OBS: Transcrita originalmente, sem alterações.

Durante todos esse tempo, a Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba foi dirigida por alguns Filhos de nossa Loja:

 
Francisco Edward Aguiar
 Grão Mestre: 24/08/1970 à 24/08/1979
 
Arlindo Bonifácio
Grão Mestre: 10/08/1981 à 24/08/1988


Ediláudio Luna de Carvalho
Grão Mestre: 02/01/1995 à 02/01/1998